Conjunto Música Antiga da UFF apresenta o programa Triunfos de Maximiliano I no concerto de abertura do II Seminário de Flauta Doce da UFRJ

21/04/2018 10:23

Maximiliano I, rei dos Romanos desde 1486 e Imperador do Sacro Império Romano de 1493 a 1519, foi o primeiro da Dinastia dos Habsburgos a se tornar um importante patrono da música. Através de seus dois casamentos, um com Maria de Borgundia e o outro com Bianca Maria Sforza esteve em contato com os mais importantes centros irradiadores da cultura do Renascimento Europeu nos países baixos e na Itália que serviram de modelo para a formação de sua corte em Viena. Nesse tempo importantes compositores estiveram ao seu serviço como Heinrich Isaac e Ludwig Senfl. Em 1492 durante uma viagem a Itália conheceu e empregou Heinrich Isaac em sua capela em Viena nomeando-o holfkomponist em 1497. Ludwig Senfl entrou na Holfkapelle de Viena como menino cantor em 1496 e recebeu educação musical de Isaac sucedendo-o como compositor da corte.

Em 1490, ao assumir o controle dos territórios do Tirol, Maximiliano I fez de Insbruck sua residência. Maximiliano foi um entusiasta e generoso patrono da música e das artes. As xilogravuras intituladas “Triunfo de Maximiliano”, desenhadas por Burgkmair sob a orientação do imperador mostram, em uma espécie de carros alegóricos, todos os músicos e instrumentos de sua corte tocando flautas, trumpetes, tambores, alaúdes, violas da gamba, charamelas e krumhorns; o organista Hofhaimer, 20 cantores além de um consorte de câmara, trombones e cornetos. O programa apresentará uma série de canções no estilo “tenorlied” e “quodliebts” e será entremeado por danças da Suite Terpsichore, coletânea organizada pelo compositor, organista e escritor alemão Michael Praetorius.

Fonte: Conjunto Música Antiga da UFF

Integrantes:

Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Marcio Paes Selles, Mario Orlando, Virgínia Van de Linden


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!